sexta-feira, 12 de junho de 2015

UM ROMANCE COM VOCÊ MESMO

No meio do romantismo todo que o Dia dos Namorados traz, sempre há  alguém que  faz  piadas com essa data  e é comum ver as  famosas lamentações de pessoas que estão só. Algumas nos arrancam risos e outras reflexões  e lembrei de algo que aprendi com Augusto Cury. 

Existe uma frase que Jesus nos deixou e é um dos maiores desafios da humanidade: AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO. Essa frase  me fez  repensar  sobre o relacionamento a dois. O interessante é que dentro dessa frase simples, sempre  a relacionamos ao meu próximo e nos tiramos da frase  sem refletir. No final da frase: como a ti mesmo,  subtende-se que já existe amor próprio , existe alguém que se ama, se admira, que se compreende, que se cuida, que se perdoa, que se respeita antes de amar alguém. Sim ! Para mim tudo isso faz parte do amor 

O  problema é que não é difícil encontrar pessoas que se exigem demais, que não se respeitam, que não se perdoam,  que se criticam demais. E mesmo assim  entram em relacionamentos e fazem o mesmo com o seu próximo sufocando a relação. A auto-insatisfação sabota qualquer relacionamento, pois acabamos responsabilizando o outro da minha insatisfação  e por mais que o meu próximo se esforce eu nunca estarei satisfeita. O problema não é o outro sou eu mesmo !




Augusto Cury fala e escreve que  precisamos desenvolver um romance com nossa própria história e romance saudável não inclui críticas e exigências excessivas.  Fico reflexiva quando vejo meus alunos a serem  desafiados a falarem algo bom na sua vida e não conseguem, alguns dizem que a vida deles não é interessante e é sem graça. Se não conseguirem enxergar o lado bom da vida deles, serão adultos insatisfeitos.

Por isso a mensagem é,  se ame, não falo de egocentrismo, mas  veja como você é uma pessoa abençoada apesar do seus desafios, se admire, você tem qualidades, você é  único, o mundo conspira ao seu favor! Nós não precisamos de muita coisa para ser feliz, o problema é quando nos comparamos. Comparar-se e querer ser o outro é um desrespeito com a sua própria história . Pessoas que se amam, com certeza, serão capazes de cumprir o desafio: AMA O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO e serão capazes de ser mais felizes e encantar quem os cerca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário